4 Plantas Medicinais que Curam!

As Plantas Medicinais são cada vez mais procuradas por serem sempre uma alternativa melhor que os medicamentos farmacológicos. Hoje você conhecerá um pouco mais sobre 4 delas; para que servem e como podem ser usadas.

Desde os primórdios, o ser humano faz uso de plantas para o tratamento de doenças, ferimentos, para beleza e muito mais. Todo mundo conhece uma boa receita de chá para resfriado, para má digestão, insônia ou qualquer outro problema comum.

Preparamos um guia para situações específicas e 4 plantas muito funcionais para o tratamento de diferentes casos. Vamos lá?

Existem muitas plantas medicinais cuja folhas, raízes, frutos e sementes possuem propriedades incríveis para uma boa saúde do corpo.

1 – Manjericão:

Muito usado como tempero na culinária brasileira, o manjericão também pode ser consumido em forma de chá e conta com inúmeras propriedades medicinais. Entre elas, é possível destacar o tratamento para esgotamento e depressão, febre, inflamações, parasitas intestinais, acne e infecções na pele, dores reumáticas e nas articulações, infecções das vias respiratórias, cólicas intestinais e menstruais, rachaduras no mamilo, problemas digestivos, ansiedade, insônia, problemas venosos e cardíacos, melhora do sistema imunológico e muito mais.

2 – Alecrim:

O alecrim também, é muito usado como tempero, possui propriedades medicinais pouco conhecidas. Ele pode ser usado em forma de chá, macerado e em banhos de assento para o tratamento de inúmeros problemas para recuperação do sistema nervoso, melhora do sistema cardiovascular, doenças dos rins, fígado, vesícula e pulmões, problemas de próstata, inflamações cutâneas, colites, antisséptico, adstringente, problemas de memória e estresse, e mais.

3 – Boldo:

Existem quatro tipos de boldo no mundo, destes, três são cultivados no Brasil e o outro, conhecido como Boldo-do-Chile ou boldo verdadeiro, é chileno.

Os outros tipos de boldo encontrados por aqui são o boldo-baiano, também conhecido como assa-peixe, boldo-goiano ou boldo-japonês.

Há o boldo brasileiro, muito comum em todo o território nacional, também conhecido como falso-boldo, boldo-do-reino e boldo-de-jardim. E por fim, o boldo-chinês, também chamado de boldo-miúdo, boldo-brasileiro ou boldinho.

O boldo é uma planta indicada para o tratamento de problemas digestivos, de fígado, obstipação, gota, cistite, litíase biliar, flatulência, suor frio e dor de cabeça. Mas é preciso ter cuidado, pois, se usado em excesso, essa planta pode ser tóxica.

4 – Gengibre:

O gengibre é uma raiz muito difundida no país, seu uso vai desde tempero para preparo de pratos doces e salgados até conservas, chás e outras bebidas.

Entre suas funcionalidades ele é famoso por ser um excelente termogênico, alimento capaz de aumentar o calor corporal interno, acelerando o metabolismo e tratar gripes e tosses.

A receita mais comum de chá de gengibre para gripe é aquela feita com um pedaço pequeno de gengibre picado, dois dentes de alho picados, um limão e um copo de água. Basta ferver a água com gengibre e o alho e, depois da mistura morna, acrescentar o suco do limão.

Agora você conhece as principais funções dessas quatro plantas medicinais, ficará mais fácil conquistar uma saúde melhor e mais qualidade de vida.