Caloria Vazia: Você come ou se alimenta?

Você sabe o que são “Calorias Vazias”?

Para tudo ficar bem explicado,  vamos entender primeiro o que significa CALORIA: Por definição, calorias se referem à quantidade de calor que o corpo precisa para elevar 1ºC a temperatura de 1ml de água. As calorias são o valor energético dos alimentos, ou seja, expressam a quantidade de energia que cada alimento fornece quando ingerido por nós.

Nos alimentos que ingerimos estão presentes os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) que contém calorias, e os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) que não possuem calorias. Assim, todos os alimentos que comemos possuem macronutrientes e existe a presença de calorias, que não são exatamente as vilãs que todo mundo pensa, já que necessitamos de calorias para realizar todas as nossas atividades diárias. Mas para que os alimentos sejam considerados nutritivos se faz necessário a presença dos micronutrientes.

Os alimentos de “calorias vazias” são os que contêm muitas calorias e nenhum nutriente, o que faz nosso estoque de calorias aumentar sem agregar nenhum valor nutricional a nossa refeição.

Mas o que acontece com esse excesso de calorias?

Isso mesmo que vocês estão imaginando, elas viram estoque,  aquela famosa gordurinha localizada, que faz muito mal a nossa saúde, como por exemplo, o entupimento das artérias que pode ocasionar um infarto.

Por isso que devemos evitar esses alimentos; e quais são eles?

Batatas fritas, nuggets, balas, chicletes, biscoitos (sobretudo os amarelos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, são os chamados alimentos com calorias vazias. Contém muita caloria e corantes, além de uma quantidade irrisória de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Uma dieta rica em calorias vazias podem também levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.

“Mudança de estilo de vida não é uma tarefa fácil. No entanto, várias pesquisas mostram que implementar novos hábitos aos poucos é a maneira mais fácil e eficaz de se atingir algum objetivo”

Aí vai aquela super dica de 10 hábitos que podem melhorar muito sua vida:

  • Comer frutas, verduras e legumes;

 

  • Faça de 5 a 6 refeições diárias;

 

  • Coma fibras;

 

  • Evite os alimentos gordurosos;

 

  • Prefira os sucos naturais;

 

  • Cuidado com os temperos industrializados;

 

  • Evite alimentos com calorias vazias;

 

  • Beba água, fonte da vida;

 

  • Movimente-se;

 

  • Crie um ambiente saudável para as refeições.