5 Dicas para conservar suas Frutas e Hortaliças

Frutas e hortaliças são alimentos essenciais para quem busca uma alimentação saudável. Cheios de vitaminas e minerais, o consumo diário de uma ampla variedade destes alimentos, garantem uma ingestão adequada de micronutrientes, fibras e compostos bioativos necessários para o bom funcionamento do organismo. No entanto, por serem alimentos perecíveis, muitos estragam se não forem consumidos rapidamente e acabam tendo que serem jogados no lixo. Sendo assim, armazenar as frutas e hortaliças de forma correta contribui para um maior tempo de conservação destes alimentos e, consequentemente, um menor desperdício.

Neste artigo confira 5 dicas para te ajudar a conservar suas frutas e hortaliças por mais tempo.

  • Antes de guardar as frutas e hortaliças verifique se alguma parte destes alimentos se encontra estragada. Se estiver, descarte para que estes não fiquem em contato com os alimentos frescos, pois o bolor pode passar de um alimento para o outro. Além disso, limpe as suas gavetas e fruteiras antes das frutas e hortaliças serem armazenadas, isto reduz a poluição de microrganismos.

 

  • Não lave e nem corte antes de armazenar ** Opte por lavar e cortar as frutas e hortaliças apenas no momento que elas forem consumidas. Produtos estocados cortados estão mais sujeitas à deterioração, o que pode levar ao escurecimento e alteração da textura, sabor e odor.

 

  • Separe os alimentos; os vegetais devem ser armazenados nas gavetas inferiores da geladeira, em potes ou sacolas. Evite deixar no mesmo pote ou sacola diferentes tipos de vegetais, prefira separar cada vegetal em um recipiente, isto ajuda a aumentar a durabilidade. Cuidado para não amassar e estragar os vegetais durante o armazenamento. Já as frutas podem ser guardadas tanto nas fruteiras, em temperatura ambiente, quanto na geladeira. As frutas, melhores conservadas na geladeira são: maçã, morango, mirtilo, framboesa e uva. Já as demais frutas podem ser armazenadas em temperatura ambiente e assim que amadurecerem serem estocadas na geladeira, isto aumenta a vida útil destes alimentos. Porém, o abacaxi, a banana e a melancia só devem ir para a geladeira depois de serem cortados ou descascados. Tenha cuidado com alguns vegetais e frutas, como banana, abacate, tomate, frutas cítricas e maçã, estes emitem etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento, armazenar estes alimentos próximos de outros que são sensíveis a este gás como brócolis, couve, repolho, cenoura, pepino e alface, diminuem sua vida útil, estragando-os mais rápido. Então, muita atenção no armazenamento dos vegetais e das frutas, evite manter próximos os alimentos que emitem etileno daqueles que são mais sensíveis. Lembre-se também de optar por armazenar os vegetais nas gavetas inferiores da geladeira e as frutas (quando estas forem estocadas na geladeira), nas prateleiras.

 

  • Nem todos os alimentos devem ficar na geladeira, algumas frutas e hortaliças têm suas propriedades nutricionais e sensoriais (sabor, odor e textura) mais preservadas quando armazenadas em temperatura ambiente, lugares frescos e escuros. Após serem descascadas e cortadas devem ser guardadas na geladeira. Exemplos de alimentos melhores estocados fora da geladeira: alho, batatas, manjericão, cebola, banana, melão, melancia.

 

  • Prefira produtos da região; comprar frutas e hortaliças de pequenos produtores da região permite que estes alimentos cheguem mais frescos na sua casa. Eles também são colhidos no melhor ponto de consumo (hortaliças tenras e frutas maduras).

*** Dica da Nutri Paula Machado