Que tal 5 caldos fit para os dias frios?

O frio do outono e  inverno faz despertar aquela vontade de comer caldos. Para quem quer ou precisa perder alguns quilinhos e, por isso, procura fugir de ingredientes tradicionais mais calóricos como as massas, existem opções deliciosas de caldos fit.

Selecionamos, cinco receitas de caldos para te aquecer nesse frio; elas são nutritivas e com poucas calorias, com preparos simples e resultados maravilhosos. Escolha a sua para ficar quentinha(o) e fiel à dieta durante as baixas temperaturas.

Vamos lá?

  1. Sopa de batata com alho poró:

 

Ingredientes:

– 1,5 kg de batatas;

– 2 colheres de sopa de azeite;

– 1 xícara de chá de alho poró picado;

– 1 colher de sopa de biomassa de banana verde;

– Folhas de manjericão;

– 1 litro de caldo de legumes caseiro (ou caldo de frango);

– Sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com água e sal e reserve. Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho poró. Bata a biomassa de banana verde com parte do caldo de legumes para amolecer. Na panela, adicione as batatas e todo caldo de legumes, deixe ferver e vá amassando as batatas até desmancharem por completo. Por fim, coloque as folhas de manjericão, sal e pimenta do reino. Sirva quente.

      2. Caldo verde light: 

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite;

– 1 peito de frango sem pele, cortado em cubos;

– Pimenta do reino preta moída à gosto;

– 1 cebola pequena picada;

– 2 dentes de alho picados;

– 1 xícara de chá de brócolis picado

– 500g batatas descascadas e cortadas em cubos pequenos

– 1,5 litros de água (ou caldo de legumes / frango caseiro);

– 200g de couve sem o talo cortada em fatias

– Sal à gosto;

Modo de preparo:

Tempere os cubos de frango com sal e pimenta do reino, depois em uma panela aqueça o azeite e doure o frango. Acrescente a cebola, o brócolis e o alho picado. Refogue por alguns instantes.

Adicione as batatas e a água. Deixe cozinhar em fogo brando. Quando começar a ferver, o frango já estiver cozido e as batatas desmanchando, acrescente a couve, mexa com um garfo para soltar um pouco as folhas e deixe cozinhar por alguns minutos. Abaixe o fogo, coloque sal e pimenta à gosto. Sirva em seguida.

      3. Creme de batata-doce com brócolis:

Ingredientes:

– 5 flores de brócolis picadas

– 1 xícara de batata-doce picada

– 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada

– 1 colher de café de cúrcuma

– 4 colheres de sopa de salsinha picada

– Sal à gosto

– 1 pitada de noz-moscada

Modo de preparo:

Cozinhe todos os ingredientes na água até ficarem macios. Tempere. Depois bata tudo no liquidificador para obter o creme homogêneo. Se necessário volte a panela para o fogo baixo para manter a temperatura, já que o ideal é servir quente.

      4. Sopa de Frango:

Ingredientes:

– 1 peito de frango sem pele e gorduras

– 2 dentes de alho

– 2 cenouras

– 3 folhas de couve

– 1 cebola

– 2 xícaras de folha de espinafre

– 60g de grão de bico

– 1 batata média

– 1 colher de sobremesa de sopa de azeite extra virgem

– 1 colher de sopa de sementes de linhaça

Modo de preparo:

Corte em cubos pequenos o peito de frango e cozinhe-o na água, depois reserve. Utilize a mesma água do frango para cozinhar os legumes já cortados. Acrescente azeite e o grão de bico. Quando tudo estiver no ponto de cozimento, acrescente o peito de frango que estava reservado e as sementes de linhaça. Depois é só servir!

      5. Sopa de Espinafre:

Ingredientes:

– 1 cebola

– 2 dentes de alho

– 2 xícaras de água

– 3 cenouras

– 400g de espinafre

– 1 colher de sopa de azeite extra virgem

– 1 colher de sopa de manjericão seco

– 200g de ervilhas congeladas

– 1 colher de sopa de cottage

Modo de preparo:

Coloque água, a cebola e cenoura cortadas, com o alho e as ervilhas para cozinhar. Quando estiver quase no ponto de cozimento, abaixe o fogo e acrescente o espinafre. Depois de 3 minutos desligue o fogo. Para servir acrescente cottage.