Tenho mesmo que excluir o arroz da minha dieta?

NÃO EXCLUA O ARROZ DA SUA ALIMENTAÇÃO PARA EMAGRECER

A primeira coisa que a maioria das pessoas fazem quando querem emagrecer é cortar o carboidrato da dieta. Muitas param de comer arroz, batata, mandioca, mandioquinha, massa, entre outros alimentos que são ricos em carboidratos por acreditarem que cortando estes elas vão emagrecer mais rápido.

Tenho que concordar que é verdade que diminuir o carboidrato ajuda a emagrecer, mas não é necessário excluí-lo totalmente da alimentação. Se você consumir a quantidade adequada de carboidratos diariamente, o seu emagrecimento vai ser muito mais saudável e consistente.

O arroz é uma das principais fontes de carboidrato da alimentação do homem. Ele é rico em sais minerais, como fósforo, ferro e potássio, e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Tenha certeza que consumir o arroz na quantidade adequada não vai te engordar, o que vai fazer você ganhar peso é come-lo em excesso, assim como acontece com o excesso de qualquer outro alimento. Comer no almoço arroz, feijão, legumes, verduras e proteína animal ou vegetal na quantidade ideal, fará com que você não sinta tanta fome no final da tarde e a noite. Também por ser uma refeição riquíssima em nutrientes essenciais, irá fornecer para o seu organismo a energia necessária para ele conseguir realizar as suas atividades da tarde.

Além disso, é comum quando as pessoas excluem o carboidrato da dieta acharem que tem o direito de comer mais de qualquer outro alimento por estarem se “sacrificando” de ficar sem comer o que gosta. Porem,  como comentei anteriormente, o excesso de qualquer alimento engorda, seja este fonte de carboidrato ou não. Então será que vale a pena mesmo tirar o carboidrato da alimentação?

Se você pretende emagrecer, diminuir o carboidrato pode ser uma boa opção, mas sem excluir totalmente. O arroz do almoço e do jantar você pode comer, só não exagere na quantidade. Para ter uma ideia da quantidade adequada, imagine um prato dividido em 4, ¼ dele deve ser composto de alimentos fontes de carboidratos, como o arroz misturado com o feijão. Portanto, não exclua o arroz ou qualquer outro carboidrato da sua alimentação para emagrecer, coma com moderação e prefira as opções integrais.

*** Dica da nutri Paula Machado