Quantas frutas e vegetais devo comer por dia?

Quantas frutas e vegetais você deveria comer por dia?

A maioria das pessoas não sabem ao certo quantas porções de frutas e vegetais devem comer por dia. Um estudo realizado no Reino Unido apontou que 86% dos adultos não sabem dizer quantas porções desses alimentos devem ser consumidas. Esta descoberta é motivo de preocupação, já que as frutas e os vegetais são alimentos riquíssimos em fibras, vitaminas e minerais e contêm vários compostos bioativos que contribuem para a prevenção de muitas doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade recomendada de consumo de frutas e vegetais é 400g por dia (ou 5 porções entre frutas e hortaliças). Mais de 70% dos brasileiros não consomem essa quantidade, sendo os homens jovens os que menos ingerem esses alimentos.

Para atingir essa quantidade recomendada não é difícil, se consumir uma fruta no café da manhã, no almoço tiver legumes e verduras cruas e cozidas e de sobremesa uma fruta, no lanche da tarde mais uma fruta e no jantar mais vegetais coloridos, a quantidade recomendada será atingida.

Para ajudar no consumo desses alimentos e prevenir e controlar doenças, o Ministério da Saúde, disponibiliza gratuitamente e online o Guia Alimentar para a População Brasileira, que traz informações e orientações para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis pela população.

*Guia Alimentar do Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

*** Dica da nutri Paula Machado