A Sazonalidade dos Alimentos e Papinha do Bebê

A sazonalidade dos alimentos e papinha do bebê

Todos nós temos alimentos favoritos, é normal! O problema é se prender a eles…

Quando falamos da alimentação infantil, nossa atenção deve ser redobrada quando pensamos em repetir sempre os mesmos alimentos, pois é nessa fase que a criança precisa provar e experimentar legumes, verduras e frutas.

Criando esse hábito, diminuímos (não que isso seja uma garantia) a chance da criança passar por um processo seletivo alimentar (aqui o Daniel continua até hoje, aos 8 anos).

Mas como a natureza é sábia, ela nos impõe produtos novos a cada época do ano, variando conforme a estação do ano, do clima, do solo e/ou luz solar.

É lógico que com a tecnologia, você pode encontrar o mesmo alimento o ano inteiro, mas diferente dos orgânicos que respeitam o tempo de cada alimento, você não encontrará todos os nutrientes e vitaminas que um produto que passou pelo processo natural pode oferecer.

E a sacada do texto é essa, aproveitar esses nutrientes para alimentação familiar, nesse caso a papinha do bebê, com alimentos sazonais, mas super nutritivos e saborosos, e dessa forma, variar bastante e não se limitar nas receitas.

Pensando nos 4 grupos base (carne, grãos, legumes e verduras) para montar uma papinha completa, separei 4 sugestões conforme a estação do ano, mas se você quiser, é só entrar na tabela que o CEAGESP disponibilizou e você sabe a safra de vários alimentos.

 

PRIMAVERA: Carne vermelha ou frango + arroz + abobrinha italiana + brócolis

VERÃO: carne vermelha ou frango + batata + cenoura + couve

OUTONO: carne vermelha ou frango + cará + chuchu + escarola

INVERNO: carne vermelha ou frango + mandioca + abóbora + chicória

 

As sugestões limitaram-se a 1 item de cada grupo, mas aqui em casa eu solto a imaginação, e as vezes tem 2 alimentos de cada grupo… A ideia foi mostrar que independente da estação, sempre haverá alimentos deliciosos e ricos para caprichar nas papinhas dos bebês e nas papas da família inteira!

*** Dica da Camila Bastos Pagamisse

Mãe do Gabriel, do Daniel e da Catarina, autora do blog Baú de Menino