Vem descobrir a importância dos alimentos roxos

Alimentos arroxeados são verdadeiros aliados na manutenção da saúde. Eles são ricos em substâncias com grande poder antioxidante.
A antocianina, que é o pigmento que confere essa cor ao alimento, é uma das responsáveis por isso.. Além disso possuem resveratrol e ácido elágico, substâncias essas que juntas conferem diversos benefícios à saúde:
  • Combatem os radicais livres e, por isso, retarda o envelhecimento celular
  • Previnem o desenvolvimento de diversas doenças, inclusive câncer
  •  Fortalecem o sistema imunológico
  • Podem atuar no controle da glicemia e melhora da resistência a insulina
  • Auxiliam na redução dos níveis de colesterol do sangue
Essa é uma hortaliça rica em fibras e minerais, especialmente cálcio, potássio, fósforo e ferro. Também concentra grandes quantidades de vitaminas C, K e do complexo B. A melhor forma de consumir esse alimento, sem perder seus nutrientes, é crua e, por isso, essa é ótima opção para enriquecer saladas.
Alimentos roxos pra incluir no seu dia a dia:
Batata doce roxa: Em comparação à batata doce normal, a roxa possui um sabor mais adocicado e fornece um maior número de vitaminas e minerais na sua casca. É ainda uma ótima opção para pessoas que estão de dieta, já que possui um baixo índice glicêmico, o que auxilia na construção muscular, confere energia e não altera os níveis de glicose no sangue.
Cebola roxa: Esse tipo de cebola ajuda na manutenção da visão, devido a presença da antocianina. O pigmento também é responsável por proteger o coração, reduzir a pressão arterial e prevenir o desenvolvimento de doenças degenerativas.
Berinjela: Além de possuir poderosos antioxidantes, a berinjela é rica em fibras solúveis. Elas colaboram para o controle do colesterol, melhora do fluxo sanguíneo e, por consequência, previne doenças cardiovasculares. As fibras também regulam o intestino e promovem uma boa digestão. O alimento concentra potássio, mineral que regula a pressão arterial.
Ameixa: Além de ser rica em fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do trânsito intestinal, a ameixa concentra grande quantidade de vitamina A. É importante para o fortalecimento do sistema imunológico, para a saúde dos olhos e da pele.
Mirtilo: Conhecido como a “fruta da longevidade”, o mirtilo ou blueberry é considerado também o “rei dos antioxidantes”. É rico em nutrientes como flavonoides, resveratrol e antocianinas (que conferem a cor roxa ao alimento). Essa frutinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e tem ação anti-inflamatória. Além disso, protege o cérebro dos efeitos de deterioração e, por isso, previne doenças degenerativas.
Uva: As uvas são ricas em um antioxidante chamado catequina, que é eficaz para a eliminação do colesterol. Também é bom para limpeza das artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação. E mais: a fruta também contém fitonutrientes pofenólicos, que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na redução de febres e na ação de bactérias.
Podemos contar ainda com: repolho roxo, açaí (puro),  figo, jabuticaba, beterraba, alface roxa…

 

*** Dica da Magrass