A SAGA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A SAGA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Com certeza você tem algum (ou vários) conhecidos que estão buscando mudar hábitos e colocar uma alimentação mais saudável na rotina. Por estar aqui, talvez você seja uma dessas pessoas. A real é que se olharmos os números, a maioria dos brasileiros está nesse caminho, tanto que há 2 anos 80% dos brasileiros disseram em uma pesquisa estar buscando uma alimentação mais saudável.

Ao mesmo tempo, o percentual de obesidade foi 19,8% em 2018 para 20,3% em 2019. Esses números “não combinam” pois teoricamente uma alimentação mais saudável tende a colocar o corpo em equilíbrio e isso diminuiria o obesidade como diagnóstico.

Será que então essa busca por uma alimentação mais saudável é um tiro no pé?

Talvez.

Se a busca pela alimentação saudável forem restrições malucas com estresse e sofrimento emocional, a tendência é funcionar como um impulsionador para a obesidade. O que pode ser uma justificativa para o aumento da obesidade.

A verdadeira alimentação saudável é aquela que proporciona saúde integral e por parecer repetitivo dizer isso, vou explicar.

Saúde integral é mais complexo do que a ausência de doenças diagnosticadas ou não.

Saúde integral é o equilíbrio entre corpo físico, mental e energético. É estar confortável dentro do próprio corpo, o corpo que carrega para viver as aventuras que escolher. É ter paz e tranquilidade na relação com a comida, com o corpo, com as pessoas, com o trabalho. É ter a comida como aliada no ato de cuidar do corpo físico como um lugar sagrado habitado por você. É cuidar das emoções como elas merecem, sem descontar na comida.

Alimentação saudável é diferente de pacotinhos fit ou vendidos como saudáveis. É mais do que largar o açúcar e as farinhas. É mais do que largar a carne ou qualquer produto de origem animal.  É mais do que comer apenas orgânicos. Mas também é escolher os pacotinhos com critério, diminuir o consumo de açúcar e farinhas, diminuir o consumo de carnes. Priorizar orgânicos. Tudo isso a partir do coração. Com equilíbrio emocional nas mudanças, considerando as escolhas do que vai no prato como uma das formas de cuidar de você. E assim, colocando mais nutrientes para dentro em busca de saúde.

Para ter o corpo em equilíbrio, o seu equilíbrio independente do peso ou modelo de corpo. O seu corpo saudável por parâmetros como conforto, movimento, paz interior.

 

Beijos da nutri

Karelin Cavallari