PETISCOS DE SEXTA

Você também troca fácil o jantar por petiscos?

Sempre fui fã de petiscos e nos últimos meses trocar o jantar por petiscos tomando um vinho ficou mais frequente.  E como tudo que vira rotina, se distrair pode ser fácil sobrecarregar o corpo com escolhas pouco nutritivas e muito pesadas, como queijos, amendoim, embutidos (se você come carnes) ou qualquer petisco de pacote, vazio em nutrientes.

Lógico que se proibir de coisas nunca é o caminho.

O caminho pode ser incluir opções mais nutritivas também. Prestar atenção na frequência das escolhas para manter o corpo físico funcionando de forma mais eficiente.

E para isso, trago algumas inspirações de como montar uma noite de comida com cara de petisco!

  • Pastinhas e antepastos nutritivos, para substituir queijos

 

Pesto de manjericão

Bata 1 ½ x de azeite com 1 dente de alho e 100g de parmesão ralado. Adicione o manjericão, ajuste sal, pimenta preta e noz moscada.

Hommus
Bata 1x de grão de bico cozido macio com 1cs azeite, 1 dente de alho pequeno, ¼ x de agua do cozimento até um purê lisinho. Adicione suco de ½ limão, 1cc tahine, sal, noz moscada, pitada de canela e pimenta preta.

 Pastinha de ervilha com nozes

Refogue 100g de ervilha fresca com 1cs azeite e páprica defumada. Bata a ervilha com ¼ nozes no processador e água suficiente para a textura desejada. Adicione suco de ½ limão, ajuste sal, pimenta preta.

Outras ideias – tomatinho assado com alecrim, antepasto de berinjela, mix de cogumelos com azeite, páprica defumada e salsinha.

  • Raízes para substituir pães

 

Batata rústica assada

Batata comum ou doce, cortadas em fatias grossas e com casca. Tempera com açafrão, páprica, gergelim, sal, pimenta, alecrim. Disponha em uma forma uma ao lado da outra, sem sobrepor e leve assar por 30min em forno pré aquecido. Vire para dourar o outro lado por mais uns 10min.

  • Bolinhos assados, para substituir tortas “massudas”

 

Bolinho de feijão branco

500g feijão branco
1 ½ x arroz
1 limão
4cs linhaça
2cs azeite
5 folhas de louro, salsinha, semente de coentro em pó, curry, páprica defumada e picante, açafrão, pimenta preta.

Deixa o feijão de molho por 24h, lava, escorre. Refoga os temperos secos em azeite, coloca o feijão, o arroz e cobre 3 dedos de água acima dele, deixa na pressão uns 10min (fique atenta para o aroma pois pode queimar já que tem pouca água). Deve ficar já quase um purê – retire o louro, amasse, coloque a linhaça, suco de limão, salsinha. Ajuste temperos. Se preciso coloque aveia em flocos finos para dar liga. Molde em bolotas com a mão úmida e congele, asse ou grelhe no azeite.

Bolinho de feijão azuki

4x feijão azuki cozido macio e muito bem escorrido
Pimenta preta,2 folhas louro,1 pimenta dedo de moça
2 cebolas roxas
½ pimentão vermelho ou amarelo
6 dentes de alho
Salsinha
½ x aveia em flocos finos
Suco de ½ limão
1 cs farinha de linhaça
3cc sal.

Escorra bem o excesso de água do feijão e amasse com o garfo. Em uma tigela misture os demais ingredientes picadinhos. Adicione o feijão amassado e coloque as farinhas de aveia e de arroz aos poucos. Dependendo da umidade do feijão, vai ser preciso maior ou menos quantidade de farinhas. A massa deve ficar possível de moldar com auxilio de colheres com as mãos úmidas (não fica uma massa super seca fácil de modelar, ela é meio macia mesmo).  Molde bolotas e leve ao forno pré aquecido por 30-40minutos, até dourar e ficar crocante por fora.

 

Outras ideias. Omelete de forno com legumes, torta de massa de grão de bico, falável assado, quibe de carne ou de cabotia ou soja.

Gostou? Compartilhe!

 

Beijos da nutri

Karelin Cavallari