COMO MANTER a salada de folhas FRESCA a semana toda?

Quem nunca esqueceu o pé de alface no fundo da geladeira e acabou jogando inteirinho no lixo? Eu já e talvez você tenha feito isso tantas vezes que viu vantagem em aderir ao time que não come salada por ter desistido de comprar.

Acontece que as folhas são fonte de fibras, magnésio, vitamina C, vitamina A, vitamina K e compostos ativos. Além disso, couve e agrião são especialmente ricas em cálcio, um mineral que não é tão fácil alcançar a necessidade de consumo mesmo em pessoas que consomem derivados de leite. Os benefícios para a saúde pela presença desses nutrientes são tantos que vale a pena o esforço para ter essas belezinhas na rotina.

O consumo regular de folhas melhora muito a composição da microbiota intestinal e com isso o conforto no funcionamento saudável do intestino, a absorção de nutrientes, o sistema imune e a produção de um dos hormônios do bem estar, a serotonina. Viu? São muitos benefícios! Rsrs

 

Agora que você já sabe o valor de consumir folhas para sua saúde, vem aprender como manter as folhas frescas a semana toda.

 

LAVE NO DIA QUE CHEGAREM. Para isso, planejamento é o fator mais importante de todos. Se você higieniza já no dia que chegam, exclui o risco de esquecer na geladeira e minimiza o risco de perder algumas folhas.

Em casa, costumo higienizar esfregando levemente com as mãos cada folha sob água corrente e só. Pensando em ação desinfetante o ideal é utilizar água sanitária (hipoclorito de sódio) na proporção 2cs para 1 litro de água, apesar de ser a melhor estratégia para eliminar fungos, vírus e bactérias essa estratégia me incomoda pelo resíduo que fica no alimento mesmo depois do enxague. Uma alternativa melhor na minha percepção no quesito resíduos é o vinagre, que contra bactérias é tão eficiente quanto o hipoclorito, mas não contra fungos e vírus. A diluição do vinagre deve ser de 40-50%, ou seja 500 – 600ml de água para 400 – 500ml de vinagre.

Especialmente durante a gestação é bem importante essa higienização com o vinagre ou hipoclorito de sódio.

 

CENTRIFUGA DE FOLHAS. Coloque poucas folhas por vez, centrifuga até perceber as folhas secas armazene em pote tampado, sem tocar no fundo da geladeira.

SOLUÇÃO SEM CENTTRÍFUGA. Deixe as folhas no escorredor de louças ou em uma peneira por uns 30min cobertas com um pano de prato limpo. Forre um pote grande com um pano de prato, coloque parte das folhas, dobre o pano para fazer outra camada de folhas (fotos). Assim o restinho de água é absorvido pelo pano e elas duram a semana toda fresquinha.

 

Gostou? Compartilhe com seus grupos de whatsapp!

beijos da nutri

Karelin Cavalalri