Por que cozinhar mais com AÇAFRÃO?

Oie! Você ainda não usa açafrão na sua rotina?

Aaah pois vai querer usar assim que terminar de ler esse artigo!

Começando pelo começo, a apresentação do açafrão. Rsrs
O açafrão é uma raiz de aspecto bem semelhante ao gengibre por fora e cor bem amarelo-alaranjado por dentro. O princípio ativo mais conhecido do açafrão é a curcumina, cujo nome é derivado do nome científico dessa raiz tão rica, Curcuma longa. Talvez por isso você conheça o açafrão como cúrcuma.

Maravilha, agora que você já sabe quem é o açafrão, vamos aos motivos para incluir na sua rotina. Já adianto que ele é uma das minhas especiarias favoritas no quesito função e versatilidade, já que combina com vegetais, caldos e cremes, carnes, frango, arroz e raízes. Até no leite fica uma delícia quando combinado com outras especiarias no Golden milk.

O açafrão é um SUPER anti-inflamatório sistêmico com ação no corpo todo, o que fez com que se destacasse no tratamento e prevenção de diversas doenças de base inflamatória.

Doenças intestinais (Síndrome do intestino irritável, Doença inflamatória intestinal, colite). A intenção nesses casos é o efeito anti-inflamatório no intestino mesmo, por isso pode ser usado o pó do açafrão sozinho em preparações ou na forma de shot com água em jejum.

Dores crônicas (Artrite, Artrose e Fibromialgia). A intenção nesses casos é o efeito anti-inflamatório sistêmico, por isso é importante usar junto com pimenta preta para aumentar a absorção no intestino.

Alzheimer. Tanto como tratamento para evitar a progressão do quadro como na prevenção, o açafrão tem efeito anti-inflamatório e protetor da bainha de mielina por isso eficiente no sistema nervoso central. Nesse caso é importante usar com a pimenta preta para melhorar a absorção.

Ainda que você não tenha nenhum desses diagnósticos, vale incluir o açafrão na rotina pelo efeito na prevenção de tumores, como imunomodulador e estimulante. Use como tempero, em tudo! rsrs O sabor é bem suave quando usado em pequena quantidade então pode colocar um pouquinho em tudo mesmo…e quando quiser destacar o sabor, usa em maior quantidade. Assim você “empilha” funções benéficas das especiarias na sua rotina, potencializando o poder de nutrição da sua alimentação.

E para inspirar, uma misturinha deliciosa para preparo de Golden milk – essa bebida aromática que tem ganhado o coração e o paladar por aqui!

 

3 colher de chá açafrão em pó puro

1/2 colher de chá canela

1/2 colher de chá cardamomo

1/3 colher de chá gengibre em pó

1/3 colher de chá pimenta do reino

1/4 colher de chá noz moscada.

Também vale misturar essa proporção e deixar a massala já pronta! Esquente o leite e depois coloque a massala e misture até dissolver bem – não precisa ferver não! Se necessário, adoce com mel ou mascavo.

 

Já colocou o açafrão na sua listinha da semana?

Assim como o açafrão, as ervas e especiarias tem funções especiais no funcionamento do corpo e esse conhecimento muda a sua relação com a comida. Por isso eu a Bru Calderon preparamos um ebook de Ervas e Especiarias bem completinho, com as funções, modo de usar, combinações fora da caixa e diversas receitas para inspirar. Para ter acesso ao seu é só clicar no link!

https://go.hotmart.com/G48287683K

 

super beijos da Nutri

Karelin Cavallari